sexta-feira, 10 de setembro de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS FUNCIONÁRIOS.



É um projeto desenvolvido no âmbito da Formação Continuada pelos funcionários, ou seja, profissionais não docentes da Educação da Escola Estadual Doze de Abril para o ano de 2010, buscando estabelecer a relação do processo educativo em uma perspectiva transformadora, pautado agora para uma nova missão, em face das profundas e radicais transformações por que passam a sociedade e a escola.
Hoje, com a progressiva expansão da escolarização, percebe-se que, mais do que ser instruída por professores, a população precisa ser educada por educadores, compreendendo-se que todos os que têm presença permanente no ambiente escolar, em contato com os estudantes, são educadores, independentemente da função que exerçam.
Pretende-se que estes profissionais da educação compreendam que na escola existem outros espaços de educação e de vivência coletiva. E são neste outros espaços, no interior da escola, que eles devem atuar como educadores na construção de hábitos de preservação e manutenção do ambiente físico e do patrimônio escolar. Sendo educadores imbuídos de conhecimentos saibam no exercício profissional, acolher os estudantes, vivenciar a cidadania, praticar a afetividade e estimular os sonhos e os desejos.
O objetivo da formação continuada com os funcionários da escola é promover, por meio da formação continuada uma reflexão sobre o papel de cada funcionário no âmbito escolar, permitindo ir ao encontro da necessidade de conviver em grupo, bem como conhecer-se para poder conhecer o outro, proporcionando assim, uma nova consciência sobre a importância das relações interpessoais de todos os envolvidos no processo educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário