Projetos dos Professores

ANÁLISE DAS MORADIAS PRÓXIMAS AO CÓRREGO QUE CORTA A CIDADE DE TERRA NOVA DO NORTE


03-11-2011
AUTORA: Neli Cândido de OLiveira
Terra Nova do Norte - MT
Escola Estadual Doze de Abril
Estrutura curricular                             Componente Curricular                             Tema             
Ensino Médio                                        Ciências Humanas                                         Meio ambiente
DADOS DA AULA
O que o  aluno poderá aprender com essa aula
Compreender as tranformações e a precarização das moradias na cidade de Terra Nova do Norte próxima ao córrego;
Identificar as vantagens e desvantagens do córrego;
Analisar o contexto do córrego e os problemas existentes no local;
Apontar soluções principalmente sobre a poluíção do córrego;
Levar toda problemática observada aos órgão públicos;
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
04 AULAS ( 02 HORAS SEMANAIS )
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO
Discutir com os alunos sobre o córrego (Esperança) desde a sua nascente percorrendo o corpo até o processo de deságua no (Rio Esperança). Observando todos os problemas do córrego (eroão, esgoto doméstico, lixo, et.) que envolve algumas moradias que de forma direta contribuem para o processo de degradação do córrego.
Ao programar este projeto de educação para o ambiente, estaremos facilitando ao alunos e a população da cidade uma compreensão fundamental dos problemas existentes  no córrego. Desenvolveremos assim competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e suas consequências sobre  o meio em que vivem.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
1º momento: Diálago entre professor e aluno para a escolha do tema do projeto.
2º momento: Com o tema já definido é o momento de dar sentido e estabelecer dados das  pesquisas entre a teoria e a prática a ser desenvolvida no projeto.
3º momento: Elaborar o questionário a ser usado na entrevista com os moradores próximos ao córrego. Exemplo:
Quando adquiriu sua propriedade já tinha noção dos problemas que iria enfrentar?
Utilizam o córrego como rede de esgoto?
Tem consciência de que a preservação do córrego pode trazer beneficios para você e sua família e para os demais moradores da cidade?
4º momento: È o momento de dar sentido ao projeto e estabelecer relação entre alunos e moradores obtendo informações através de entrevista. (Para isso usamos câmara digital para fotografar e filmar os moradores entrevistados).
5º momento: Através dos dado coletados foram elaborados gráficos (no computador) com ajuda da professora de matemática (Emanuele).
6º momento: Organizar com dinamismo e criatividade a apresentação dos alunos. (Para isso usamos data show).
AVALIAÇÃO
Avaliação crítica das ações e pesquisas desenvolvidas pelo grupo;
Avaliação individual dos estudantes tendo como base o interesse pessoal;
Avaliar a desenvoltura e criatividade na apresentação do grupo;