sexta-feira, 10 de setembro de 2010

12 de Abril no 7 de Setembro.



ESCOLA ESTADUAL 12 DE ABRIL PARTICIPOU DA
HORA CÍVICA MUNICIPAL DE 7 DE SETEMBRO

A Comunidade Escolar da Escola 12 de Abril esteve presente na comemoração cívica de 7 de setembro, realizada pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação na Praça 13 de Maio.
A Escola agradece a presença de todos os alunos, professores, funcionários e pais que prestigiaram o ato cívico, demonstrando o seu patriotismo e cidadania.

Década de 30 Cantores, compositores e musicas.



Compreender e resgatar através de epesquisas, musicas produzidas naquela época que fez um retrato da crise finaceira do país e os conflitos dos manifestantes.
Necessário para comprender a representatividade das manifestações artisticas no contexto histórico-politico da década de 1930.

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS FUNCIONÁRIOS.



É um projeto desenvolvido no âmbito da Formação Continuada pelos funcionários, ou seja, profissionais não docentes da Educação da Escola Estadual Doze de Abril para o ano de 2010, buscando estabelecer a relação do processo educativo em uma perspectiva transformadora, pautado agora para uma nova missão, em face das profundas e radicais transformações por que passam a sociedade e a escola.
Hoje, com a progressiva expansão da escolarização, percebe-se que, mais do que ser instruída por professores, a população precisa ser educada por educadores, compreendendo-se que todos os que têm presença permanente no ambiente escolar, em contato com os estudantes, são educadores, independentemente da função que exerçam.
Pretende-se que estes profissionais da educação compreendam que na escola existem outros espaços de educação e de vivência coletiva. E são neste outros espaços, no interior da escola, que eles devem atuar como educadores na construção de hábitos de preservação e manutenção do ambiente físico e do patrimônio escolar. Sendo educadores imbuídos de conhecimentos saibam no exercício profissional, acolher os estudantes, vivenciar a cidadania, praticar a afetividade e estimular os sonhos e os desejos.
O objetivo da formação continuada com os funcionários da escola é promover, por meio da formação continuada uma reflexão sobre o papel de cada funcionário no âmbito escolar, permitindo ir ao encontro da necessidade de conviver em grupo, bem como conhecer-se para poder conhecer o outro, proporcionando assim, uma nova consciência sobre a importância das relações interpessoais de todos os envolvidos no processo educativo.

A ARTICULAÇÃO E SALA DE RECURSO COMO APOIO PEDAGÓGICO



Diante da problemática relacionada ao processo ensino aprendizagem, enfrentamos grandes desafios. Nos últimos anos o índices de alunos que chegam ao Ensino Médio sem estarem alfabetizados tem crescido muito, temos ainda alunos que sabem ler e pouco escrevem, entre outras dificuldades como a produção, interpretação e raciocínio lógico.
Tais dificuldades é um fator que preocupa a escola. Sabemos que se não trabalharmos para superar estas dificuldades não conseguiremos alcançar as metas almejadas pela escola e conseqüentemente um ensino de qualidade.
Atualmente estamos atendendo cerca de 25 alunos na sala de articulação, sendo em sua grande maioria alunos da 1ª fase do 3º ciclo do ensino fundamental.
O articulador é um profissional da educação na função de professor que exerce uma ação docente diferenciada junto a alguns educandos dos Ciclos de Formação Humana.

IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.



O potencial da informática como ferramenta educativa promove um currículo integrado com as necessidades do mundo atual, que além de promover o contato com o computador, tem como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio aos conteúdos trabalhados.
A escola encara a informática não apenas como mais uma tecnologia, mas sim uma nova tecnologia que oferece transformação pessoal, além de favorecer uma base tecnológica necessária para a formação do educando na construção de seu conhecimento e para o seu futuro profissional na sociedade. Dessa forma, devemos entender a informática não é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores.
Sabedores da importância dessa ferramenta no ensino-aprendizagem, os professores da Escola 12 de Abril fazem uso constante do laboratório de informática.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

A Escola Estadual 12 de Abril parabeniza seus alunos que se classificaram para a Segunda Fase da Olimpíada de Matemática, que acontecerá no dia 11 de setembro.
Os alunos classificados são:

1º Fase A
Victor Augusto Rocha Souza
1º Fase B
Geovane da Costa Goulart
2º Fase A
Ariely Barros
Kennedy Bastos Machado
Katiane Limper
Silvio Henrique Santos e Silva
2º Fase B
Ezequiel Abreu da Silva
3º Fase A
Emanuelle Gomes Mendes
3º Fase B
Thainara Ferreira Lima
3º Fase C
Jeans Carlos da Silva
1º Ano A
Leonardo Ferrari Batista
Alessandro Cardoso Gomes
1º Ano C
Luciene Laborão Araújo
2º Ano A
Andrielli Correia Pilar
2º Ano B
Fabiula Stefny Schuck
Delvani Braga dos Santos
2º Ano D
Leandro Pereira Rodrigues
Adriano José Dideia
3º Ano A
Lucas Alexandre Ricardo Basso
3º Ano B
Karoline Taline Dolinski weber
Lais Pereira Barbosa
3º Ano C
Elivelto Oenning
3º Ano D
Jean Zatta
Leandro Terra Grimm

PRODUÇÃO DA HORTA ESCOLAR



A horta da Escola Estadual 12 de Abril já está contribuindo na alimentação da merenda escolar, além de ser um laboratório vivo para aprendizagem dos educandos, onde os mesmos preparam a terra, semeiam e cuidam do desenvolvimento e crescimento das hortaliças.
Através da horta escolar e mediante a atividade prática nossos alunos absorvem o conhecimento sobre uma alimentação saudável e aos conteúdos são atribuídos significados como por exemplo: a água como fonte de vida; o solo e a sua composição para o surgimento da vida; o sol como fonte geradora de vida; o ar como fornecedor de elementos químicos; a busca de meios alternativos para o controle de pragas entre outros.
A construção aconteceu no final do ano de 2009, através de um projeto da escola sobre a importância da horta escolar, onde foi contemplado pela SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO com o recurso financeiro para construção e manutenção da horta.

PALESTRA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ABORTO



No mês de agosto os alunos do Curso Técnico em Enfermagem realizaram na Escola 12 de Abril uma palestra sobre métodos contraceptivos e aborto para alunos da 3ª Fase do III Ciclo e alunos do Ensino Médio.
Houve uma interação dos alunos da escola com os palestrantes com muitas perguntas e questionamentos sobre a temática abordada. A palestra contribuiu muito para a formação e entendimento dos educandos com um tema pertinente a sua faixa etária.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010



ALUNOS DA ESCOLA 12 DE ABRIL ESTÃO PARTICIPANDO DA 2ª OLIMPÍADA DE HISTÓRIA DO BRASIL

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa da Universidade Estadual de Campinas destinados aos estudantes das duas últimas séries do ensino fundamental e ensino médio.
A olimpíada traz para o âmbito das ciências humans atividades que estimulam o conhecimento e o estudo envolvendo os participantes em atividades de desafio construtivo.
A Escola estadual 12 de Abril está com cinco equipes de alunos dos terceiros anos A, B, C e D do Ensino médio, com total de quinze alunos, sob orientação da professora Deonice Maria Castanha Lovato.
As equipes são formadas pelos seguintes alunos:
Equipe do 3º A : Késia, Elen e Gabriela
Equipe do 3º A: César Natan, Bruno e Roni Cleber
Equipe do3º B : Karoline, Cleidyane e Laís
Equipe do 3º C: Tamara, Lais e Karine
Equipe do 3º D: Poliana Guedes, Anderson e Suzilene

PARABÉNS AOS
ALUNOS PARTICIPANTES!!!!!!




A ESCOLA 12 DE ABRIL TEM COLETIVOS JOVENS
DE MEIO AMBIENTE

Coletivos Jovens são grupos informais de jovens voluntários que se interessam e agem pela causa socioambiental, existentes em todos estados brasileiros. Eles têm sua origem em 2003 como Conselhos Jovens, quando foram criados para ajudar a organizar a I Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (I CNIJMA).
Esses conselhos asseguravam a participação desses jovens na Conferência – mas esta passou, e os conselhos não e por isso estes se transformaram em Coletivos, pois deixavam de ser um grupo criado apenas para aconselhar e ajudar a Conferência, passando a assumir a postura que temos atualmente de jovens militantes pela causa socioambiental.
A intenção passa a ser a efetiva construção de uma sociedade sustentável, justa e igual para todos, baseada nas realidades das diversas comunidades e regiões e no diálogo entre esses Coletivos Jovens. Uma reestruturação política, necessária, para aprofundar a reflexão e participação das juventudes, em especial, na construção de políticas públicas e no trabalho de base, de/para/com jovens.

Quais são seus princípios?

Os Coletivos Jovens atuam ancorados em 3 princípios:
- Jovem Educa Jovem, onde se assume o protagonismo juvenil frente aos desafios de compreender o mundo;
- Jovem Escolhe Jovem, pois acreditamos que somo agentes dos nossos próprios atos!
- Uma Geração Aprende com a Outra: o mundo é social e historicamente construído, pois dialogamos com ele para não termos que reinventar a roda!

Coletivos Jovens em Mato Grosso



Atualmente o Estado de Mato Grosso conta com 8 Coletivos Jovens: CJ - Cuiabá, CJ - Diamantino, CJ - Fontanillas (Distrito em Juina), CJ - Juína, CJ - Tangará da Serra, CJ - Novo Horizonte do Norte, CJ - Vale de São Domingos e CJ – Terra Nova do Norte.
O Coletivo Jovem de Terra Nova do Norte é composto pelos alunos da Escola Estadual 12 de Abril, sob orientação dos professores Sidnei Alves da Rocha e Deonice Maria Catanha Lovato.
Os alunos participantes são:

Alice Amaral Dalazen 1º C
Aline Alexandra Fonseca da Silva 1º B
Ana Carolina dos santos 1º A
Ana Carolina Selle 1º A
Ana Patrícia dos Santos 1º C
Edineusa Dias Araújo 1º B
Elaine da Silva Reis 1º C
Elizangela M. Martins 1º C
Jeislaine Susena Corrêa Machado 1º A
Jéssica Alcântara 1º A
Késia Suzana Tolotti 1º C
Lidiékson Zeferino 1º B
Luana Gabriela Ruani 1º A
Márcio Júnior Braga dos Santos 1º C
Miriam Keila Almeida Ferreira 1º B
Patrícia Segat 1º B
Patrícia Ferreira Gonçalves 1º A
Poliana Santiago 1º C
Raquel dos Santos Kulesza 3º B
Suelle Inácia da Silva 1º B
Suzana Rezer da Silva 1º B
Suzi Inácia da Silva 1º A
Taís Ferreira Lima 1º B
Vanessa Ferreira 1º C

PARABÉNS A ESSES ALUNOS COMPROMISSADOS COM O
MEIO AMBIENTE !!!!!